07 -Eu tenho um trauma com um certo jornal.

Quando eu era adolescente eu odiava jornais e novelas... Era o tipo de programa que me tirava da sala. Era apenas uma televisão na minha casa, então na hora das principais novelas e jornais eu ficava de lado. E foi justamente no auge da minha revolta, quando eu perdia o “Band Kids” por conta de “Vale a pena ver de novo” que a minha querida professora de História informou aos alunos que deveriam assistir ao “Jornal Hoje” diariamente e fazer um resumo... Esta atividade contaria como dois pontos para a prova. Senhoras e senhores, a intenção da professora é digna de reconhecimento... Incentivar um rapaz tão alienado como eu a se informar do que está acontecendo no Brasil e no mundo, era algo que eu gostaria de ter realizado... Mas infelizmente não foi assim. Na primeira semana não fiz a atividade, e quando ela disse que minha prova valeria apenas oito pontos eu respondi que estava tudo bem, que iria estudar e tirar mais do que a média da mesma forma. Eu respondi tranquilamente, mas aquela situação afetou minha professora, ela perdeu a postura e com um tom de voz nas alturas ela me expulsou da sala de aula, eu só poderia assistir aula novamente quando um responsável comparecesse a escola. E para piorar a situação, não aceitaram a presença do meu irmão mais velho como meu responsável e minha mãe passava o dia todo no trabalho. Dias depois, novamente na aula de História a professora me expulsa novamente da sala de aula, sobre o pretexto de que nenhum responsável por mim tinha comparecido à escola... E o diretor apoiando tudo isso. Foi então a minha despedida da turma, ser humilhado pela segunda vez perante toda a sala de aula foi demais... Um mês depois aquela professora enviou um aluno para avisar-me que eu poderia voltar a frequentar as aulas... Mas eu disse que não voltaria, não queria mais vê-la. No ano seguinte passei a estudar no turno noturno, no famoso “supletivo”, mas isso fica para outro episódio.

Um produtor de conteúdo tem que absorver informação com muita frequência, é preciso estar inteirado com o atual contexto (principalmente com a realidade do seu público alvo). Jornais, revistas e livros físicos ou digitais devem se tornar um hábito na sua vida. Hoje eu gosto de ver jornal durante as refeições, e sempre procuro um livro com um tema parecido com o que eu pretendo escrever.  Acredite! Você não tem idéia de quantas vezes um telejornal desbloqueou minha mente... Nunca se sabe de onde pode surgir uma grande idéia. No livro Intenso: The, entre alguns problemas sociais da minha cidade, eu citei o problema de transporte público e a dificuldade de se locomover na capital não tenho dúvidas de que muitos dos meus leitores vão se identificar como vítimas dessa situação porque o problema ainda persiste. Isso gera uma conexão entre autor e leitor. Outros pontos positivos para a constante absorção de conteúdos estão ligados aos novos conhecimentos culturais, étnicos e sociais e dos mais diferentes assuntos, além de uma diversificação do vocabulário.

O autor possui uma forma especial de absorver conteúdo, ele possui uma lente que é capaz de transformar qualquer noticiário monótono em uma grande idéia para seu próximo trabalho. Às vezes basta apenas um cartaz na rua, uma notícia no rádio. Estamos sempre com o modo criativo ligado, e sempre com aplicativo ou outro dispositivo para anotar nossos devaneios.

Para finalizar o episódio de hoje, deixo aqui registrado os meus sentimentos para com a minha ex-professora de História. Eu sinto muito, tenho certeza que ela tinha todas as boas intenções do mundo. Pena que ela possuía na veia a influência de uma educação conservadora pautada numa punição tão humilhante como a que eu recebi. O problema não foi perder um ano escolar... O problema foi que por conta disso fui parar no turno noturno... Lá acabei aprendendo muita coisa que não estava na grade curricular, mas como já disse, isso vai ficar para outro episódio.

Hoje entendo a importância do telejornal para a população. Aqui deixo minha humilde homenagem a este importante mecanismo de informação.    

                                            

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