O Primeiro "Estalo": Criando conteúdo pela primeira vez.



O Primeiro "Estalo":
Criando conteúdo pela primeira vez.


Nas últimas semanas muitas pessoas me fizeram indagações do tipo: Como surgiu o interesse de escrever? Como fez pra criar toda essa história? De onde tirou essas ideias? Entre outras. A verdade é que não tenho uma resposta curta, se trata de algo que eu gostaria de fazer há muito tempo. Para falar a verdade, ainda guardo na memória alguns momentos da minha vida onde eu tentava construir um conteúdo, mas acabei falhando miseravelmente. O texto de hoje vai contar a minha primeira tentativa como criador de histórias.

No início da década de 90, minhas principais atividades fora da escola quando criança era o futebol, pipa, peteca na rua, televisão ou briga com irmãos dentro de casa (Como eu era feliz e não sabia). Não tinha celular e muito menos computador nas casas de uma periferia... No que diz respeito a eletrônicos, no máximo era possível jogar um pouco de vídeo game nas locadoras, mas dinheiro para gastar era bem difícil. Divertia-me bem mais na rua, Pois na minha casa a TV era disputada por quatro ou cinco pessoas... E eu era o mais novo (último na hierarquia e aquele que apanhava nas brigas) dificilmente escolhia o que queria ver. Mas com a descoberta da Manchete (Poderoso canal de TV), especificamente Os Cavaleiros do Zodíaco, o número de brigas na família reduziu. O anime virou unanimidade entre os irmãos e, com certeza, uma das raras coisas que compartilhamos durante toda a nossa vida (Quase caiu uma lagrima aqui). E como se não fosse o suficiente, um dos meus irmãos mais velho chegou ao nosso lar, num belo dia, com uma sacola na mão cheia de revistas do bendito anime, do qual, já estava viciado (Revista Herói, se não estou enganado). Foi assim que iniciou a minha trajetória rumo à vida de leitor... Minha habilidade para ler atingiu grande melhoria para um garoto de seis anos, eu conseguia ler e explicar, detalhar, criticar e até discorrer sobre diferentes textos na aula de português daquela época. Não tenho ideia de quantas vezes li aquele material... Pena que não tinha mais revista e muito menos grana pra comprá-las (lembra que falei que dinheiro era difícil).

E foi assim, primeiro mergulhando naquelas páginas da revista, depois pegando o gosto pela crítica (O autor deveria ter escrito isso, o final tinha que ter mencionado aquilo) que finalmente surgiu o meu primeiro “estalo”... “Cara, eu vou escrever meu próprio anime". E assim criei meu primeiro conteúdo, era uma espécie de quadrinhos com desenhos e textos nas folhas de caderno que eu usava para estudar. Lembro que um ou dois colegas de classe elogiaram aquele esboço, o que me motivou a fazer mais e mais. Naquele mesmo ano, quando meus pais viram todas aquelas paginas rabiscadas com “besteira”, presumiram que eu desenhava em vez de prestar atenção na aula. Acabei levando uma “pisa” e tive a minha primeira obra rasgada na minha frente. E pra piorar, ficou a ameaça de que se pego com o caderno cheio de rabisco novamente eu apanharia de novo. Caderno era objeto caro que servia apenas para estudar, e tinha que durar o ano inteiro...

Antes de julgar, a gente deve entender que eram outros tempos. Literalmente eu cresci no século passado. Quem me dera ter um pouco mais de maturidade naquele momento, poderia ter passado por essa pequena dificuldade usando de diferentes formas: Reutilizar o caderno do ano anterior, comprar um caderno pequeno apenas para a produção de conteúdo, etc. Penso que não era o momento... A chama do escritor dentro de mim congelou naquele final de ano... E por muito tempo, permaneceu esquecida.

E assim foi a minha primeira tentativa como autor independente. Espero que tenha ficado nítido a importância do incentivo a leitura na construção do saber nos anos iniciais. Ler histórias, contos, quadrinhos, um quarto temático, qualquer coisa relacionada à leitura pode fazer toda a diferença. Não tenho dúvidas que antes de gostar de escrever primeiro passei a gostar de ler. Antes de construir conteúdo, o futuro escritor tem que absorver conteúdo. Essa é a dica do dia para todos vocês.

OBS: Quero dedicar o meu primeiro texto ao meu irmão Marcos Antônio que me apresentou as poderosas revista dos Cavaleiros do Zodíaco. Muito Obrigado! Segue também a minha humilde homenagem  a Herói, uma das maiores fontes de leitura da minha vida.👊

Comentários

  1. Parabéns, meu caro! Muito sucesso e saúde, continue nos presenteando com suas ideias e produções! Abraço enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção. É uma enorme satisfação dividir o pouco que aprendi. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não consigo iniciar meu livro.

07 -Eu tenho um trauma com um certo jornal.

Antes de produzir é necessário aprender a absorver conteúdo.