Antes de produzir é necessário aprender a absorver conteúdo.
O episódio de hoje é sobre a importância da absorção
de conteúdos antes e durante sua produção: seja através de leitura, vídeos ou
podcast entenda que é um momento crucial para seu sucesso. Vou passar algumas
dicas básicas, porém cruciais para garantir uma melhor compreensão de todo
conteúdo adquirido na fase de pesquisa do seu projeto.
Antes quero contar sobre uma bela noite de agosto de
2011, acho que era meu segundo dia letivo no curso de Pedagogia, uma professora
distribuiu cópias de um texto para toda a turma. Após um tempo, ela começou a
escolher alunos de forma aleatória para discorrer sobre aquelas idéias que
tínhamos acabado de ler... Ninguém conseguiu passar naquele teste. Eu pensava comigo
mesmo “Eu não sei ler? Como isso pode ser possível?”. Aquela atividade
proporcionou vários questionamentos sobre a nossa capacidade de ler, entender e
discutir (Letramento). No entanto, depois de muitos anos, eu gostaria de falar
algo sobre aquele exercício. Entre aqueles trinta alunos, existiam várias pessoas
capazes de ler uma receita, apenas uma vez, e fazer um belo bolo... Outras
gostavam de ler o resumo da novela numa revista e passavam boa parte do
intervalo contando até os detalhes do que iria acontecer nos próximos
episódios... Eu poderia dar aula sobre os livros de Paulo Coelho e Tolkien...
Certamente, os alunos naquela sala de aula, ou pelo menos a grande maioria,
eram letrados. Acredito hoje, que naquele momento faltou um “algo a mais” para
aquelas pessoas que chegavam direto do trabalho para enfrentar um terceiro
turno sobrecarregado de textos científicos numa cadeira nada confortável. A
motivação e a inspiração não foram trabalhadas naquela noite, logo aquele texto
científico recheado de palavras não convencionais não chamou a atenção de
praticamente ninguém... Literalmente passamos os olhos por aquelas palavras e
nada mais. Sem dúvidas, depois daquela noite, cada texto que chegava às mãos
dos alunos era tratado como escritos de grande importância (ninguém queria
passar vergonha de novo). A professora acabou motivando todos a levar bem a sério
o ato de ler, entender e discorrer sobre qualquer assunto... As leituras em
grupo das aulas seguintes foram bem mais dinâmicas, todos os alunos passaram a
absorver melhor todo e qualquer conteúdo com ajuda de algumas técnicas.
Parece clichê, mas antes de você se tornar um bom
escritor é preciso ser um bom leitor. Se você pretende construir conteúdo de
excelência deve antes consumir muito material (de preferência similar a algo
que você deseja construir).
As dicas básicas para melhorar o aprendizado quando
você absorve conteúdo são: motivação, concentração e disciplina. A leitura/vídeo/podcast
vai gerar conhecimento especifico de uma área que você pretende começar a
construir conteúdo: eu gosto de uma ficção antes de dormir, tenho que pesquisar
determinado conteúdo para fins escolares, um livro/filme de auto ajuda quando
estou meio para baixo... Defina uma resposta para o porquê de você estar se
dedicando àquele conteúdo. É importante colocar as cartas na mesa e entender
sua motivação... Inclusive afirmo que sem motivação o “desistir” vai destruir
com todos os seus planos. A concentração é crucial... Um lugar seguro,
confortável e silencioso é o ideal. E por último, mas não menos importante,
defina algumas metas: número de páginas ou capítulos por dia, dicionário à mão
e sempre tente repassar o que você entendeu sobre cada capítulo que terminar (é
normal às vezes precisar de uma segunda leitura).
Vamos para um exemplo prático:
João decide produzir conteúdo pela internet. Uma de
suas qualidades é o bom humor e sua capacidade de fazer as pessoas rirem. Ele
decide que vai fazer vídeos do qual vai estar fantasiado (ele não quer expor
sua identidade logo de início). João procura por referências na área e passar a
consumir muitos vídeos de comédia de diferentes artistas (anotando boas idéias
ou melhorias que ele poderia fazer), além disso, também passa a ler livros de
piadas, do qual ele pretende adaptar e encenar. Para finalizar, João decide que
seu público alvo será de jovens entre dezoito e trinta anos que gostam de
piadas e vídeos engraçados para passar o tempo. Depois de muita pesquisa e
leitura, João começa a produzir roteiros para vídeos de um minuto. E finalmente
João começa a gravar o conteúdo planejado.
As chances de sucesso de João são proporcionais a
quantidade (com qualidade) na hora de absorver conteúdo. Ele precisa filtrar e
incorporar ideais ao seu próprio projeto, criando um novo e revolucionário
produto.
Comentários
Postar um comentário