Antes de produzir é necessário aprender a absorver conteúdo.

O episódio de hoje é sobre a importância da absorção de conteúdos antes e durante sua produção: seja através de leitura, vídeos ou podcast entenda que é um momento crucial para seu sucesso. Vou passar algumas dicas básicas, porém cruciais para garantir uma melhor compreensão de todo conteúdo adquirido na fase de pesquisa do seu projeto.

Antes quero contar sobre uma bela noite de agosto de 2011, acho que era meu segundo dia letivo no curso de Pedagogia, uma professora distribuiu cópias de um texto para toda a turma. Após um tempo, ela começou a escolher alunos de forma aleatória para discorrer sobre aquelas idéias que tínhamos acabado de ler... Ninguém conseguiu passar naquele teste. Eu pensava comigo mesmo “Eu não sei ler? Como isso pode ser possível?”. Aquela atividade proporcionou vários questionamentos sobre a nossa capacidade de ler, entender e discutir (Letramento). No entanto, depois de muitos anos, eu gostaria de falar algo sobre aquele exercício. Entre aqueles trinta alunos, existiam várias pessoas capazes de ler uma receita, apenas uma vez, e fazer um belo bolo... Outras gostavam de ler o resumo da novela numa revista e passavam boa parte do intervalo contando até os detalhes do que iria acontecer nos próximos episódios... Eu poderia dar aula sobre os livros de Paulo Coelho e Tolkien... Certamente, os alunos naquela sala de aula, ou pelo menos a grande maioria, eram letrados. Acredito hoje, que naquele momento faltou um “algo a mais” para aquelas pessoas que chegavam direto do trabalho para enfrentar um terceiro turno sobrecarregado de textos científicos numa cadeira nada confortável. A motivação e a inspiração não foram trabalhadas naquela noite, logo aquele texto científico recheado de palavras não convencionais não chamou a atenção de praticamente ninguém... Literalmente passamos os olhos por aquelas palavras e nada mais. Sem dúvidas, depois daquela noite, cada texto que chegava às mãos dos alunos era tratado como escritos de grande importância (ninguém queria passar vergonha de novo). A professora acabou motivando todos a levar bem a sério o ato de ler, entender e discorrer sobre qualquer assunto... As leituras em grupo das aulas seguintes foram bem mais dinâmicas, todos os alunos passaram a absorver melhor todo e qualquer conteúdo com ajuda de algumas técnicas.

Parece clichê, mas antes de você se tornar um bom escritor é preciso ser um bom leitor. Se você pretende construir conteúdo de excelência deve antes consumir muito material (de preferência similar a algo que você deseja construir).

As dicas básicas para melhorar o aprendizado quando você absorve conteúdo são: motivação, concentração e disciplina. A leitura/vídeo/podcast vai gerar conhecimento especifico de uma área que você pretende começar a construir conteúdo: eu gosto de uma ficção antes de dormir, tenho que pesquisar determinado conteúdo para fins escolares, um livro/filme de auto ajuda quando estou meio para baixo... Defina uma resposta para o porquê de você estar se dedicando àquele conteúdo. É importante colocar as cartas na mesa e entender sua motivação... Inclusive afirmo que sem motivação o “desistir” vai destruir com todos os seus planos. A concentração é crucial... Um lugar seguro, confortável e silencioso é o ideal. E por último, mas não menos importante, defina algumas metas: número de páginas ou capítulos por dia, dicionário à mão e sempre tente repassar o que você entendeu sobre cada capítulo que terminar (é normal às vezes precisar de uma segunda leitura).

Vamos para um exemplo prático:

João decide produzir conteúdo pela internet. Uma de suas qualidades é o bom humor e sua capacidade de fazer as pessoas rirem. Ele decide que vai fazer vídeos do qual vai estar fantasiado (ele não quer expor sua identidade logo de início). João procura por referências na área e passar a consumir muitos vídeos de comédia de diferentes artistas (anotando boas idéias ou melhorias que ele poderia fazer), além disso, também passa a ler livros de piadas, do qual ele pretende adaptar e encenar. Para finalizar, João decide que seu público alvo será de jovens entre dezoito e trinta anos que gostam de piadas e vídeos engraçados para passar o tempo. Depois de muita pesquisa e leitura, João começa a produzir roteiros para vídeos de um minuto. E finalmente João começa a gravar o conteúdo planejado.

As chances de sucesso de João são proporcionais a quantidade (com qualidade) na hora de absorver conteúdo. Ele precisa filtrar e incorporar ideais ao seu próprio projeto, criando um novo e revolucionário produto.

  

                                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não consigo iniciar meu livro.

07 -Eu tenho um trauma com um certo jornal.