Escritor e Marketeiro: parte 2

Na sétima série do ginásio (oitavo ano do ensino fundamental nos dias de hoje), conheci um garoto da minha idade chamado Thiago Gomes (um abraço pra você, onde estiver). Ele tinha a mesma vibe “nerd do século XXI” que eu, mas possuía uma maturidade e conhecimento cultural avançado: eu lia anime, Thiago já lia livros; eu escutava as músicas estouradas que a rádio empurrava, ele tinha fitas e CDs de suas bandas favoritas... E por aí vai.

E foi num belo dia que percebi que esse meu parceiro quase sempre carregava um livro, e quando perguntei sobre aquele objeto, ele respondeu que aquele livro era sua “bíblia”... Era uma edição bibliográfica sobre o grandioso Renato Russo. Foi daquele momento em diante que eu adquiri duas paixões: rock e documentários.

Hoje vamos conversar sobre uma das coisas mais importantes do marketing que um escritor moderno precisa conhecer: Persona.

Persona é a representação dos clientes que você pretende atingir. Definindo sua persona, vamos direcionar estratégias específicas para alcançar aquele individuo.  Pegue uma folha de papel e faça o desenho de sua persona, então anote as características deste individuo. Idade, sexo, trabalho e estudo (em qual setor ou área?), suas dores (preocupações), seus interesses, sua classe social... Quanto mais informação, melhores as possibilidades de desenvolver um conteúdo de qualidade direcionado para aquele público.

Quando escrevi meu primeiro livro (Intenso: The), tracei o perfil do que eu chamo de “jovem nerd do século XXI”: tem entre dezessete e trinta anos, é estudante ou/e trabalhador, gosta do mundo geek, rock and roll e também não abre mão de uma boa história nas páginas de um livro no seu tempo livre. Logo, adotei personagens e um enredo que parecem ter vindos de um anime, sem falar que o livro possui sua própria trilha sonora... É um livro muito musical. Uma boa dose dos atuais problemas que a nossa juventude enfrenta serviu como tempero final. Tudo pensado em cima das características da minha persona.

Outro exemplo: digamos que você é um educador/a e tem como especialidade o letramento de crianças. Você decide criar conteúdo na internet baseado no seu dom de ensinar crianças a ler. Sua persona pode ser mãe/pai que deseja acelerar ou complementar esse trabalho de letramento em casa. São pessoas que trabalham, com pouco tempo e pouca disposição, logo a atividade precisa ser rápida e divertida.  Outro ponto importante é que o material utilizado nas atividades lúdicas de letramento seja de fácil acesso e todo conteúdo deve ser comunicado de forma clara, para que até uma pessoa de pouca instrução educacional possa compreender. Depois de concluir sua persona a educadora começa a criar seus roteiros para então gravar vídeos com estratégias baseadas no seu conhecimento e nas características do seu público. A educadora decidiu que os vídeos seriam mais explicativos, facilitando ainda mais a vida de sua persona.

Como falado no episódio anterior, o escritor moderno precisa ter algum conhecimento sobre marketing se quiser conseguir algum destaque. Atrevo-me a dizer que quando o escritor consegue alinhar o conteúdo que ele domina com a persona que ele conhece, ele possui a metade do que é preciso para dá certo... O resto vai depender de vários outros fatores como: pesquisa, constância, criatividade e muita resiliência.

Que tipo de criador de conteúdos você deseja ser? Aquele que escreve o que quer? Ou aquele que adapta o seu conhecimento de forma que sua persona esteja mais confortável em consumir?

Essa é a grande questão que você deve responder antes de criar seu conteúdo.

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O episódio de hoje é dedicado ao Thiago Gomes (se encaixa na persona do meu livro), forte influência que recebi no gosto musical e literário. Muito obrigado, e muita saúde pra você e sua família. Fica aqui uma pequena homenagem. Vlw.



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