Escritor e Marketeiro: parte 2
Na sétima série do ginásio (oitavo ano do ensino
fundamental nos dias de hoje), conheci um garoto da minha idade chamado Thiago
Gomes (um abraço pra você, onde estiver). Ele tinha a mesma vibe “nerd do século XXI” que eu, mas possuía uma maturidade e
conhecimento cultural avançado: eu lia anime, Thiago já lia livros; eu escutava
as músicas estouradas que a rádio empurrava, ele tinha fitas e CDs de suas
bandas favoritas... E por aí vai.
E foi num belo dia que percebi que esse meu parceiro
quase sempre carregava um livro, e quando perguntei sobre aquele objeto, ele
respondeu que aquele livro era sua “bíblia”... Era uma edição bibliográfica
sobre o grandioso Renato Russo. Foi daquele momento em diante que eu adquiri
duas paixões: rock e documentários.
Hoje vamos conversar sobre uma das coisas mais
importantes do marketing que um escritor moderno precisa conhecer: Persona.
Persona é a representação dos clientes que você
pretende atingir. Definindo sua persona, vamos direcionar estratégias
específicas para alcançar aquele individuo. Pegue uma folha de papel e faça o desenho de
sua persona, então anote as características deste individuo. Idade, sexo,
trabalho e estudo (em qual setor ou área?), suas dores (preocupações), seus
interesses, sua classe social... Quanto mais informação, melhores as
possibilidades de desenvolver um conteúdo de qualidade direcionado para aquele
público.
Quando escrevi meu primeiro livro (Intenso: The),
tracei o perfil do que eu chamo de “jovem nerd do século XXI”: tem entre
dezessete e trinta anos, é estudante ou/e trabalhador, gosta do mundo geek, rock and roll e também não abre mão de uma boa história nas páginas
de um livro no seu tempo livre. Logo, adotei personagens e um enredo que
parecem ter vindos de um anime, sem falar que o livro possui sua própria trilha
sonora... É um livro muito musical. Uma boa dose dos atuais problemas que a
nossa juventude enfrenta serviu como tempero final. Tudo pensado em cima das características
da minha persona.
Outro exemplo: digamos que você é um educador/a e
tem como especialidade o letramento de crianças. Você decide criar conteúdo na
internet baseado no seu dom de ensinar crianças a ler. Sua persona pode ser
mãe/pai que deseja acelerar ou complementar esse trabalho de letramento em
casa. São pessoas que trabalham, com pouco tempo e pouca disposição, logo a
atividade precisa ser rápida e divertida.
Outro ponto importante é que o material utilizado nas atividades lúdicas
de letramento seja de fácil acesso e todo conteúdo deve ser comunicado de forma
clara, para que até uma pessoa de pouca instrução educacional possa
compreender. Depois de concluir sua persona a educadora começa a criar seus
roteiros para então gravar vídeos com estratégias baseadas no seu conhecimento
e nas características do seu público. A educadora decidiu que os vídeos seriam
mais explicativos, facilitando ainda mais a vida de sua persona.
Como falado no episódio anterior, o escritor moderno
precisa ter algum conhecimento sobre marketing se quiser conseguir algum
destaque. Atrevo-me a dizer que quando o escritor consegue alinhar o conteúdo
que ele domina com a persona que ele conhece, ele possui a metade do que é
preciso para dá certo... O resto vai depender de vários outros fatores como:
pesquisa, constância, criatividade e muita resiliência.
Que tipo de criador de conteúdos você deseja ser?
Aquele que escreve o que quer? Ou aquele que adapta o seu conhecimento de forma
que sua persona esteja mais confortável em consumir?
Essa é a grande questão que você deve responder
antes de criar seu conteúdo.
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O episódio de hoje é
dedicado ao Thiago Gomes (se encaixa na persona do meu livro), forte influência
que recebi no gosto musical e literário. Muito obrigado, e muita saúde pra você
e sua família. Fica aqui uma pequena homenagem. Vlw.

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