O inimigo número um

E assim, nove meses se passaram desde a última vez que postei conteúdo nesse blog... Poderia citar as mais diferentes razões para esse descaso, no entanto, vou citar a principal delas. Hoje vamos conversar sobre aquele que acho ser o pior inimigo do criador de conteúdo: a procrastinação.

Fazendo uma consulta rápida na internet, temos como principal conceito da procrastinação o ato de adiar, de deixar para amanhã o que você pode fazer hoje (mais alguém ai sentiu esse tapa na cara? Porque eu estou com as duas faces doloridas). Entre as principais causas da procrastinação estão: ansiedade, baixa estima, falta de motivação, mau gerenciamento do tempo entre outros... O ser humano se rende à procrastinação porque deseja resultados em curto prazo.

Como perfeito exemplo de humano falho que sou, confesso que me deixei cair nesse “loop”... E só não foi pior, porque felizmente eu me encontrei com um amigo recentemente, foi quando ele disse que estava acompanhando esse blog que consegui acordar de minha “prisão produtiva”. Acompanhei o histórico desse conteúdo, e percebi que estava falhando com centenas de pessoas que desejam começar a construir conteúdo.

Eu podia simplesmente seguir com os episódios e fingir que nada aconteceu (até a data deste texto eu poderia forjar), no entanto eu assumi um compromisso de contar a verdade sobre o longo caminho daqueles que decidiram construir conteúdo. É do ser humano fraquejar perante aos objetivos de longo prazo, mas o verdadeiro fracasso acontece quando você desiste. E para provar que eu não desisti, também irei listar algumas ações para evitar a procrastinação (não quero cair nessa armadilha de novo):

1. Não comece o dia já procrastinando. Evite apertar o botão de soneca do despertador.
2. Crie uma lista de tarefas.
3. Torne o ambiente adequado.
4. Crie metas e estabeleça um prazo limite.
5. Trate de se recompensar com pequenos mimos por objetivo completado.
6. Comece de uma vez.

Além disso, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pode ajudar a tratar da procrastinação. A TCC pode ajudar a aumentar a autoconsciência, trabalhar a procrastinação e autossabotagem, lidar com o perfeccionismo e a atenção plena. O melhor tratamento para a procrastinação é tornar ações produtivas hábitos.

Eu sei que devo um pedido de desculpas a todos que me seguem nessa caminhada, mas eu prefiro encarar essa falha como aprendizagem para todos nós. Que esse episódio vire um novo marco para a nossa viagem.


Obrigado a todos e até o próximo episódio.
                                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não consigo iniciar meu livro.

Quando vendia barato o que não tinha preço.

07 -Eu tenho um trauma com um certo jornal.