Postagens

O inimigo número um

Imagem
E assim, nove meses se passaram desde a última vez que postei conteúdo nesse blog... Poderia citar as mais diferentes razões para esse descaso, no entanto, vou citar a principal delas. Hoje vamos conversar sobre aquele que acho ser o pior inimigo do criador de conteúdo: a procrastinação. Fazendo uma consulta rápida na internet, temos como principal conceito da procrastinação o ato de adiar, de deixar para amanhã o que você pode fazer hoje (mais alguém ai sentiu esse tapa na cara? Porque eu estou com as duas faces doloridas). Entre as principais causas da procrastinação estão: ansiedade, baixa estima, falta de motivação, mau gerenciamento do tempo entre outros... O ser humano se rende à procrastinação porque deseja resultados em curto prazo. Como perfeito exemplo de humano falho que sou, confesso que me deixei cair nesse “loop”... E só não foi pior, porque felizmente eu me encontrei com um amigo recentemente, foi quando ele disse que estava acompanhando esse blog que consegui acordar de...

07 -Eu tenho um trauma com um certo jornal.

Imagem
Quando eu era adolescente eu odiava jornais e novelas... Era o tipo de programa que me tirava da sala. Era apenas uma televisão na minha casa, então na hora das principais novelas e jornais eu ficava de lado. E foi justamente no auge da minha revolta, quando eu perdia o “Band Kids” por conta de “Vale a pena ver de novo” que a minha querida professora de História informou aos alunos que deveriam assistir ao “Jornal Hoje” diariamente e fazer um resumo... Esta atividade contaria como dois pontos para a prova. Senhoras e senhores, a intenção da professora é digna de reconhecimento... Incentivar um rapaz tão alienado como eu a se informar do que está acontecendo no Brasil e no mundo, era algo que eu gostaria de ter realizado... Mas infelizmente não foi assim. Na primeira semana não fiz a atividade, e quando ela disse que minha prova valeria apenas oito pontos eu respondi que estava tudo bem, que iria estudar e tirar mais do que a média da mesma forma. Eu respondi tranquilamente, mas aquela ...

Antes de produzir é necessário aprender a absorver conteúdo.

Imagem
O episódio de hoje é sobre a importância da absorção de conteúdos antes e durante sua produção: seja através de leitura, vídeos ou podcast entenda que é um momento crucial para seu sucesso. Vou passar algumas dicas básicas, porém cruciais para garantir uma melhor compreensão de todo conteúdo adquirido na fase de pesquisa do seu projeto. Antes quero contar sobre uma bela noite de agosto de 2011, acho que era meu segundo dia letivo no curso de Pedagogia, uma professora distribuiu cópias de um texto para toda a turma. Após um tempo, ela começou a escolher alunos de forma aleatória para discorrer sobre aquelas idéias que tínhamos acabado de ler... Ninguém conseguiu passar naquele teste. Eu pensava comigo mesmo “Eu não sei ler? Como isso pode ser possível?”. Aquela atividade proporcionou vários questionamentos sobre a nossa capacidade de ler, entender e discutir (Letramento). No entanto, depois de muitos anos, eu gostaria de falar algo sobre aquele exercício. Entre aqueles trinta alunos, ...

Escritor e Marketeiro: parte 2

Imagem
Na sétima série do ginásio (oitavo ano do ensino fundamental nos dias de hoje), conheci um garoto da minha idade chamado Thiago Gomes (um abraço pra você, onde estiver). Ele tinha a mesma vibe “ nerd do século XXI” que eu , mas possuía uma maturidade e conhecimento cultural avançado: eu lia anime, Thiago já lia livros; eu escutava as músicas estouradas que a rádio empurrava, ele tinha fitas e CDs de suas bandas favoritas... E por aí vai. E foi num belo dia que percebi que esse meu parceiro quase sempre carregava um livro, e quando perguntei sobre aquele objeto, ele respondeu que aquele livro era sua “bíblia”... Era uma edição bibliográfica sobre o grandioso Renato Russo. Foi daquele momento em diante que eu adquiri duas paixões: rock e documentários. Hoje vamos conversar sobre uma das coisas mais importantes do marketing que um escritor moderno precisa conhecer: Persona. Persona é a representação dos clientes que você pretende atingir. Definindo sua persona, vamos direcionar estratégia...

Quando vendia barato o que não tinha preço.

Imagem
O texto de hoje é sobre oportunidade... Muitas vezes na vida você vai ter chance de melhorar ou piorar no aspecto racional e emocional. E quando esse momento chegar é preciso estar aberto para as novas possibilidades. Procure se questionar, se desafiar e principalmente acreditar. E nos momentos de dúvidas, não tenha receio de correr atrás de opiniões de pessoas que querem seu bem, dos mentores que já percorreram o caminho que você deseja trilhar. Lembre-se que o caminho para o sucesso não deve ser um trajeto solitário... Mas cuidado com as amizades que te arrastam para trás. Ainda sobre oportunidades de melhoria cognitiva, hoje quero compartilhar algo vergonhoso que fiz durante minha infância... Venda de livros (a maioria não eram meus) na feira do centro para gastar com coisas banais. Não tenho idéia de quantos livros paradidáticos entreguei sem pelo menos folhear, sem sequer ver seu título. Eram apenas números, valores... Com certeza passou pelas minhas mãos um enorme acervo cultural...

Escritor e “Marketeiro” parte 1.

Imagem
Hoje eu não tenho dúvidas de que o escritor moderno e contemporâneo tem que entender, pelo menos, os princípios básicos do marketing. É preciso agregar muito valor ao conteúdo para que um possível cliente obtenha um mínimo de interesse e motivação para ler, entender e absorver suas ideias. Caso contrário, será apenas mais um texto/vídeo/áudio que não desperta interesse... É muito importante questionar que tipo de escritor você gostaria de ser, e que tipo de leitor vai ter interesse nas suas obras. Será se você gostaria de escrever sobre algo que vai ser útil na vida das pessoas ou prefere criar uma história fascinante para cativar e inspirar a sua clientela? Prefere abordar sobre temas que tem mais vendas (de acordo com as pesquisas) ou prefere tratar de conhecimentos que você já tem domínio? Quem vai ser seu público alvo? Que tipo de mídia você pretende utilizar? Você pretende economizar para terceirizar o trabalho de marketing? São muitas as questões, e cada uma tem extrema importâ...

Não precisa ser um gênio, mas tem que ser resiliente.

Imagem
Hoje eu quero contar algo curioso que me aconteceu na primeira vez que tentei construir conteúdo. Afinal de contas, tal fato, foi decisivo para a minha falha como criador de histórias naquela época. Como citado no episódio anterior, minhas habilidades para com a leitura, evoluíram drasticamente em pouco tempo... Graças ao estimulo (revistas de anime) que recebi. Infelizmente, o meu avanço na capacidade de ler foi interpretado como algo próximo das altas habilidades de criança “Prodígio”... Sim, caros leitores... José Junior já foi considerado como um garoto prodígio (Quase cai uma lágrima aqui). O capítulo de hoje trata daquele momento de “genialidade” na minha vida, de como esse acontecimento ajudou ou interferiu na minha pioneira tentativa de construção de conteúdo. Lembro de um belo dia aula, leitura compartilhada de um texto. Um trecho daquela história foi lida por mim, tom alto e seguro. E pra finalizar, respostas corretas na interpretação de texto. Nos dias de hoje, com certeza n...